Vereador Dr. Marco Antônio solicita a criação dos programas de saúde “Melhor em Casa” e “Serviço de Atenção Domiciliar – SAD”

Vereador Dr. Marco Antônio solicita a criação dos programas de saúde “Melhor em Casa” e “Serviço de Atenção Domiciliar – SAD”

DR MA Re

O vereador Dr. Marco Antônio, apresentou durante a última reunião ordinária, dia 07/10, a indicação para que sejam implantados através da Secretaria de Saúde os Programas de Saúde “Melhor em Casa” e o Serviço de Atenção Domiciliar – SAD, prestado pela Secretaria Municipal de Saúde, com base na Portaria Nº 963 GM/MS, de 27 de maio de 2013.

Melhor em Casa

O Melhor em Casa é um programa do Governo Federal com a finalidade de apoiar os municípios a expandir e qualificar a atenção domiciliar no Sistema Único de Saúde (SUS). Entre as vantagens de adesão ao programa, estão a diminuição do tempo de internação e índices de infecção hospitalar e a humanização do atendimento, permitindo que o paciente permaneça em seu lar, perto da família e amigos.
Destina-se aos usuários que possuam problemas de saúde controlados/compensados e com dificuldade ou impossibilidade física de locomoção até uma unidade de saúde, que necessitam de cuidados com menor frequência e menor necessidade de recursos de saúde com visita mensal pela equipe de estratégia da saúde da família.

Aos usuários com quadro clínico agudo ou crônico, que possuam problemas de saúde e dificuldade ou impossibilidade física de locomoção até uma unidade de saúde e que necessitem de maior freqüência de cuidado, recursos de saúde e acompanhamento contínuos, podendo ser oriundos de serviços da rede de atenção com visitas semanais.  Usuários que dependem de equipamentos como oxigênio, terapia e cuidados paliativos.

Serviço de Atenção Domiciliar – SAD

O Serviço de Atenção Domiciliar – SAD, prestado pela Secretaria Municipal de Saúde, com base na Portaria Nº 963 GM/MS, de 27 de maio de 2013, dispõe sobre a criação e implantação do Serviço de Atenção Domiciliar (SAD) / Melhor em Casa no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) e cria Equipe Multiprofissional de Atenção Domiciliar (EMAD) e Equipe Multiprofissional de Apoio (EMAP), conforme portaria nº 963, de 27 de maio de 2013 do Gabinete do Ministro do Ministério da Saúde.
A Atenção Domiciliar tem como objetivo a reorganização do processo de trabalho das equipes que prestam cuidado domiciliar na atenção básica, ambulatorial e hospitalar, com vistas à redução da demanda por atendimento hospitalar e/ou redução do período de permanência de usuários internados, a humanização da atenção, a desinstitucionalização e a ampliação da autonomia dos usuários.
O serviço será caracterizado por um conjunto de ações de promoção à saúde, prevenção e tratamento de doenças e reabilitação prestadas em domicílio, com garantias de continuidade e integrada às redes de atenção à saúde.

A finalidade é reorganizar os serviços das equipes multiprofissionais que prestam cuidado domiciliar na atenção básica ambulatorial, nos serviços de urgência e emergência hospitalar; reduzindo o período de permanência de usuários internados e ampliar a autonomia dos usuários. Com isso vai sobrar mais leitos hospitalares.

 

Elias Miranda de Resende

Diretor Patrocínio VIP

Comments

Deixe um comentário