Unidade Móvel do Hospital do Câncer já está em Patrocínio

Unidade Móvel do Hospital do Câncer já está em Patrocínio

 

 Representantes da diretoria do Hospital do Câncer de Patrocínio “Dr. José Figueiredo”, estiveram na cidade de Barretos, interior de São Paulo na semana passada, dia 22/09. Na oportunidade, receberam oficialmente a carreta que foi transformada em Unidade Móvel para a realização de exames preventivos contra o câncer. A viagem contou com o presidente de honra do hospital Dr. Ocacyr de Siqueira, a superintendente Andreia Ribeiro de Almeida e a coordenadora da unidade móvel enfermeira Ana Paula Ribeiro Machado.

 

A carreta foi transformada em unidade móvel pela empresa BARRETOSLAMBOO Soluções Móveis, subsidiária do Hospital do Câncer de Barretos administrado pela Fundação Pio XII. O trabalho foi desenvolvido por 20 profissionais de diversos setores e demandou 90 dias de trabalho para o acabamento final. Ela é dotada de recepção, sala de mamografia, exames de papanicolau e próstata além de um espaço para Coffee Break, com acessibilidade para cadeirante. O custo ficou em torno de 450 mil reais pagos pelo governo de Minas através da Secretaria de Estado da Saúde. O mamógrafo foi importado dos EUA no valor aproximado de 160 mil dólares, doado pela ONG Américas Amigas e o cavalo mecânico doado pelo empresário Constantino de Oliveira, através do grupo Áurea que administração as empresas Expressas União, Linhas Aéreas GOL entre outras.

 

Segundo o engenheiro mecânico Flavio Francisco Bovo, a carreta segue o modelo padrão desenvolvido pela empresa BARRETOSLAMBOO, tem 15 metros de comprimento por 2,5 de largura dotada de cinco salas. “A sala de mamografia é toda revestida de chumbo além de isolantes térmicos nas paredes e teto, enquanto todas as salas no interior da unidade tem ar condicionado. Os locais onde for funcionar são necessários o ponto de energia elétrica de 220 W trifásico, água e rede de esgoto”, afirmou Bovo.

 

O engenheiro Flávio Francisco salientou ainda que, a Unidade Móvel tem capacidade para realizar 50 mamografias e cerca de 70 exames de papanicolau por turnos. “Ou seja, tem um custo benefício extremamente positivo, pois supera o volume de exames de um hospital de médio porte com tranquilidade”, argumenta o engenheiro.  Para o presidente de honra do Hospital do Câncer Dr. Ocacyr de Siqueira, a conclusão dessa unidade móvel é uma das concretizações dos sonhos idealizados por ele e o Dr. José Figueiredo, que faleceu em 1996. “O mais importante é que com esse equipamento teremos condições de fazermos a prevenção necessária ao câncer, propiciando detectar o problema na fase inicial tanto de mama, colo do útero e próstata e com isso anteciparmos o tratamento necessário, dando maiores chances de vida com qualidade a grande maioria dos pacientes”, afirmou Siqueira.

 

Luiz Cabral/ASCOMHCP

Elias Miranda de Resende

Diretor Patrocínio VIP

Comments

Deixe um comentário