Quinta 04 Marçao 2021,
Patrocínio VIP

Unicerp promove Dia da Responsabilidade Social em Patrocínio


O Unicerp participará no próximo sábado (21) da 9ª edição do Dia da Responsabilidade Social. A campanha é uma mobilização nacional coordenada pela Associação Brasileira de Mantenedoras do Ensino Superior (ABMES).
Ciente da missão e do papel social que representa, o Centro Universitário do Cerrado Patrocínio vai compartilhar ações realizadas pelos cursos no âmbito do ensino, pesquisa e extensão com a população de Patrocínio e região. Grande parte dos estudantes do Unicerp farão parte do movimento.
Como em 2012,os alunos e professores dos cursos de Enfermagem, Fisioterapia e Nutrição visitarão a Associação de Proteção e Assistência aos Condenados com o tema ‘Saúde no prato’. O objetivo da visita à Apac é estimular a escolha por alimentos mais saudáveis, além de informar sobre as consequências da obesidade sob o aspecto das doenças crônicas não transmissíveis e complicações posturais. Será apresentado um documentário que relata o impacto da alimentação inadequada para a saúde geral, com posterior debate mediado pelos universitários. Será elaborado ainda um painel expondo a quantidade de açúcar contida em alimentos largamente consumidos pela população brasileira. A visita será finalizada com um confraternização, sendo servida uma salada de frutas.
Já os alunos do curso de Psicologia irão ao Centro Municipal de Educação Infantil ‘Criança Feliz’. Será ministrada a palestra ‘O segredo das crianças felizes’ para os pais e/ou responsáveis pelas crianças que frequentam o ‘Criança Feliz’. A apresentação abordará temáticas como o poder das palavras, o que não fazer na criação dos filhos e os três perfis de pais (agressivos, passivos e firmes). Pretende-se com essa palestra mostrar aos pais e/ou responsáveis a importância da participação sadia por parte deles na vida escolar dos filhos, desde a pré-escola.
Com o tema ‘Ensinando e Divertindo’, o projeto Crê-Ser receberá alunos de sete cursos do Unicerp. É uma instituição de crianças e adolescentes carentes, com faixa etária de 6 a 14 anos, situado no bairro Marciano Brandão. O objetivo é proporcionar atividades recreativas, palestras e momentos de descontração e interação. Os alunos do curso de Ciências Biológicas desenvolverão atividades de ‘Educação Ambiental’; do curso de Design de Interiores, ‘Brincando e Reaproveitando’; do curso de Educação Física, ‘Atividades lúdicas e recreativas’; do curso de Fonoaudiologia, ‘Oficinas multidisciplinares e de linguagem’; do curso de Letras, ‘Soletrando em português’ e ‘Bingo em espanhol’; do curso de Matemática, ‘Jogo de tabuleiro: xadrez’ e ‘Figuras espaciais’; e do curso de Pedagogia, ‘Oficinas multidisciplinares e pedagógicas’.
O curso de Direito apresentará uma proposta de interagir com a comunidade patrocinense com o projeto ‘Direito a ter voz’. Alunos e professores do curso vão coletar opiniões e aspirações dos cidadãos. Serão formados três grupos de trabalho, com até 15 pessoas cada, orientados, também cada grupo, por dois professores. A cada grupo caberá definir a metodologia de coleta e tratamento dos dados.
Por outro lado, os cursos de Administração, Agronegócio, Agronomia, Cafeicultura, Ciências Contábeis e Engenharia Civil vão trabalhar em uma frente diferente. Com o projeto ‘Arborizar é preciso’, os docentes e discentes dos cursos pretendem arborizar o novo bairros de Patrocínio Jardim Sul, com a distribuição e plantio de mudas, e cadastro dos moradores que estarão recebendo as mudas, conscientizando sobre a importância de cuidar e preservar a natureza.
Segundo a ABMES, esse grande evento deve promover ações gratuitas voltadas à comunidade e à disseminação do conceito de responsabilidade social entre as instituições de ensino superior no Brasil. Em um só dia, diversas atividades nas áreas de educação, saúde, cultura e meio ambiente, dentre outros, representam de forma simbólica o trabalho desenvolvido ao longo de todo o ano por cada entidade.

Comentários

comentários

Gostou? Compartilhe!

Sobre o autor

Diretor Patrocínio VIP