Seminário “Encontro Cultural visando a valorização da história, etnia e cultura afro- brasileira e indígena”, realizado pelo 6º período do Curso de Ciências Biológicas do UNICERP

Seminário “Encontro Cultural visando a valorização da história, etnia e cultura afro- brasileira e indígena”, realizado pelo 6º período do Curso de Ciências Biológicas do UNICERP

No dia 03 de novembro os alunos do Curso de Ciências Biológicas do UNICERP participaram de um Seminário especial “Encontro Cultural visando a valorização da história, etnia e cultura afro- brasileira e indígena”, realizado pelos alunos do 6º período do curso.

Com uma bela decoração, a noite iniciou com várias brincadeiras indígenas e africanas, os alunos brincaram de roda, de pular corda e elástico, de cabo de guerra, chicotinho queimado e barra manteiga, este momento lúdico proporcionou aos alunos descontração e também o conhecimento da origem de cada uma destas práticas. Após este momento, foi falado a respeito da música afro brasileira e indígena, sua forma e de nossa herança musical através desta, em seguida os musicistas convidados Jéssica e César apresentaram cantigas e samba abrilhantando o evento. Após a música, todos os participantes tiveram a oportunidade de participar de uma contação de história sensorial, vendados, escutaram uma história de Sandra Aymone adaptação de uma lenda indígena que conta a origem do milho, e de todos os pratos que são feitos a partir deste, com isso todos puderam ir para o intervalo onde saborearam um destes pratos: a pipoca, preparada pelos alunos.

Após o intervalo, foi proferido dois discursos em forma de desabafo, enfatizando a importância do respeito, orgulho, do não racismo ou preconceito, valorização étnica e cultural dos povos indígenas e africanos. Ao final das falas um a um cada aluno se levantou e declarou uma frase sobre o não preconceito, se deram as mãos e ao soltá-las bradaram: Liberdade!

Elias Miranda de Resende

Diretor Patrocínio VIP

Comments

Deixe um comentário