Presidente da Câmara Valtinho do Jandaia participou da audiência pública na ALMG em defesa da Represa de Nova Ponte, rios e afluentes da região

Presidente da Câmara Valtinho do Jandaia participou da audiência pública na ALMG em defesa da Represa de Nova Ponte, rios e afluentes da região

O Presidente da Câmara Municipal de Patrocínio, a convite do Presidente da Comissão de Agropecuária e Agroindústria, Deputado Estadual, Heli Grilo, participou da Audiência Pública sobre os impactos dos recursos hídricos na piscicultura realizada nesta quarta-feira, 1º de setembro na ALMG.

Durante a audiência, o vereador, reforçou a necessidade de medidas urgentes afim de solucionar definitivamente o baixo nível dos rios.

Estiveram presentes piscicultores, ambientalistas, vereadores da região e deputados cobraram providências para que não seja reduzido ainda mais o nível de água, já em estágio crítico, do reservatório da Usina Hidrelétrica de Nova Ponte, operada pela Cemig.

A usina, cujo reservatório está com apenas 11,9% de seu volume útil, está localizada na confluência dos rios Quebra Anzol e Araguari, na Bacia Hidrografica do Paraná, que em junho deste ano teve a situação crítica de escassez de água declarada pela Agência Nacional de Águas (ANA).

Requerimentos foram protocolados exigindo o respeito à cota mínima para os níveis de água, de forma a respeitar os usos múltiplos dos recursos hídricos e o direito estabelecido pelas outorgas concedidas.

Cerca de 15 milhões de tilápias são criadas na represa de Nova Ponte, contribuindo com a economia da região.

O prejuízo estimado é de 120 milhões de reais, além do dano para toda a cadeia produtiva, esta estimativa é feita pelo do movimento SOS Represa Nova Ponte.

Elias Miranda de Resende

Diretor Patrocínio VIP

Comments

Deixe um comentário