Patrocínio sediará evento missionário reunindo jovens de 12 países

Patrocínio sediará evento missionário reunindo jovens de 12 países

Patrocínio receberá no período de 16 a 21 de julho cerca de 500 jovens pertencentes a Colégios, Pastorais com adolescentes, jovens e universitários e Paróquias de 12 países, onde há a presença dos Padres e Irmãs da Congregação dos Sagrados Corações. Essa passagem de jovens em Patrocínio faz parte da Semana Missionária, Encontro Mundial da Juventude dos Sagrados Corações organizada pela Congregação, em preparação para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que acontecerá na cidade do Rio de Janeiro de 23 a 28 de julho. Os jovens serão acolhidos por famílias patrocinenses em suas residências.
O evento
Semana Missionária são os dias que antecedem a Jornada Mundial da Juventude, com o intuito de facilitar o ingresso dos jovens peregrinos no país de acolhida. Conhecida, em outras edições, como “Dias nas Dioceses” ou Pré-Jornada, a Semana Missionária tem como objetivo, possibilitar à juventude mundial conhecer um pouco mais das Igrejas locais, através da troca de experiência, enriquecimento da fé e intercâmbio cultural.
Como sugestão da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), esta nova proposta recebeu o nome de Semana Missionária e, em março deste ano, foi aprovada pelo Pontifício Conselho para os Leigos (PCL), motivando assim a convicção de Jovens, Discípulos Missionários.
Eixos
No Brasil a Semana Missionária será promovida baseada em três eixos:
• Como experiência de fé: os jovens terão momentos de oração e meditação, aprofundando um encontro pessoal com Jesus Cristo e sua proposta de amor.
• Como experiência de solidariedade missionária: a juventude local e os peregrinos, como protagonistas da evangelização, poderão ter uma interação e um envolvimento voltado à missionariedade cristã. Participarão de diversas campanhas e projetos de solidariedade.
• Como experiência cultural: jovens de diversas nacionalidades e culturas, em ambiente de partilha, terão a oportunidade de conhecer a diversidade cultural dos povos. Por outro lado, os jovens nativos poderão divulgar as riquezas e cultura de sua região.
Programação
Dia 16/07 – terça-feira
A partir das 21h – Chegada das delegações
Local: Praça Matriz
Dia 17/07 – quarta-feira
08h às 11h – Palestras e grupos
Local: Colégio Berlaar
14h às 17h – Oficinas
Local: diversos
19h às 22h – Abertura Oficial/ Noite Cultural
Local: Praça Matriz
Dia 18/07 – quinta-feira
08h às 22h – Visita às paróquias das cidades da Diocese de Patos de Minas
Dia 19/07 – sexta-feira
08h às 11h – Processo de produção do Café
Local: Expocaccer
14h às 17h – Oficinas
Local: diversos
19h às 22h – Fórum Internacional da Pastoral da Juventude/ Noite Cultural
Local: Praça Matriz
Dia 20/07 – sábado
06h às 11h – Caminhada Ecológica ao Santuário de Nossa Senhora da Aparecida (Café da manhã na comunidade de Samambaia/ Oração do Terço em muitas línguas e apresentação da história de Nossa Senhora Aparecida na comunidade de Martins).
14h às 17h – Tarde livre
19h – Procissão e Adoração Eucarística/ Noite Cultural
Local: Praça Matriz
Dia 21/07 – domingo
08h às 11h – Palestras e grupos
Local: Colégio Berlaar
12h às 16h – Almoço e despedida das famílias acolhedoras.
17h – Celebração de Envio – com a presença do Bispo Diocesano Dom Cláudio Nori Sturm, peregrinos e fiéis de toda Diocese.
19h – Festa Junina
Local: Praça Matriz
Com informações: ASCOM-PMP

Elias Miranda de Resende

Diretor Patrocínio VIP