Patrocínio conta com Salas de Hidratação para pacientes com dengue à pedido do Vereador Dr. marco Antônio

Patrocínio conta com Salas de Hidratação para pacientes com dengue à pedido do Vereador Dr. marco Antônio
hidrata00020102122510000001
Atendendo ao Ofício de nº 12/2016 do VEREADOR DR. MARCO ANTÔNIO, o Governo Municipal, junto com a Secretaria de Saúde, desde o dia 3 de março, conta com o suporte de salas de hidratação para atender os pacientes com suspeita de dengue.
É uma medida efetiva para organizar o fluxo de atendimento as pessoas com suspeita de dengue, garantido uma assistência de qualidade e conforto à população e contribuindo para aliviar a demanda do Pronto Socorro com o atendimento em 8 Unidades Básicas de Atendimento do Município.
2016_02_25_14_44_540001

Uma das medidas importantes para evitar a ocorrência do óbito por dengue está na organização dos serviços de saúde. Assim, a classificação de risco do paciente com dengue visa reduzir o tempo de espera no serviço de saúde. Para essa classificação, o município adota o Protocolo do Ministério da Saúde, 2016 – Dengue: diagnóstico e manejo clínico – adulto e criança.

As salas estão instaladas em oito Unidades Básicas de Saúde da rede municipal. Em atendimento ao protocolo do Ministério da Saúde, foi estabelecido um fluxo de coleta de exames firmado com os laboratórios credenciados para a solicitação do Hemograma para dengue. Deste modo, realiza-se a coleta de amostra para exame na própria Unidade e liberação rápida do resultado pelo laboratório. Durante este período o paciente permanece em acompanhamento e observação nestas salas de hidratação, para que possa ser definida a conduta médica a partir do resultado do exame laboratorial.

Em caso de sintomas da dengue, o paciente deve procurar a unidade de saúde do seu bairro, que está qualificada para os primeiros atendimentos.

Elias Miranda de Resende

Diretor Patrocínio VIP

Comments

Deixe um comentário