Evento ‘Mulher & Café’ destaca os desafios do empreendedorismo feminino na cafeicultura
No mês em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, o empreendedorismo feminino ganha destaque em diversas ações do Sebrae Minas. Uma delas será o encontro ‘Mulher & Café’, que acontece nesta sexta-feira, dia 13 de março, na Fazenda Nunes Coffee, em Patrocínio. Voltado especialmente para empreendedoras e produtoras rurais, o evento é realizado pela Cooperativa dos Cafeicultores do Cerrado (Expocaccer) com o apoio do Sebrae.
O evento terá palestra da especialista em Gente, Gestão e Experiência do Cliente, Daniela Augusta, com o tema “Os desafios do empreendedorismo feminino”, e apresentação da empresária Mariê Nakao, que compartilhará sua trajetória como mulher empreendedora na cafeicultura. “A ideia é mostrar para as participantes do encontro que não é fácil assumir o comando de uma empresa em um universo completamente masculino, mas com trabalho duro e muito preparo é possível superar os obstáculos”, destaca Mariê Nakao.
O encontro vai reunir mulheres que atuam nos diferentes elos da cadeia produtiva do agronegócio. De acordo com a analista do Sebrae Minas Naiara Marra, o evento tem apoio do programa Sebrae Delas, que visa estimular o empreendedorismo feminino, contribuindo para tornar os negócios mais competitivos. “O objetivo do programa é capacitar e orientar as mulheres para que transformam sonhos em oportunidades de negócios, estimulando o desenvolvimento de competências, comportamentos e habilidades”.
Caso de sucesso
Filha e neta de agricultores japoneses, pioneiros na produção de café no Cerrado Mineiro, Mariê Nakao comanda, junto com os irmãos, o grupo 3MC Nakao, grande produtor de café de qualidade e especiais. Formada em direito e em psicologia, Mariê dedicou boa parte da vida aos filhos. Em 2004, com 50 anos de idade, decidiu se mudar para Patos de Minas, onde começou a trabalhar na empresa dos pais. “Acabei ficando responsável pela gestão Administrativa e Operacional do negócio e, aos poucos, fui aprendendo o que era necessário para se produzir cafés de qualidade”.
Ela conta que teve muitas dificuldades no início e foi muito criticada quando implementou treinamentos para os funcionários da fazenda. Segundo Mariê, mesmo sendo um universo masculino, o agronegócio dá muitas possibilidades de aprendizado e abre espaço para quem se dedica com amor. “Tivemos ajuda de pessoas que estavam dispostas a nos ensinar, como o apoio da Expocaccer. Passamos a integrar a plataforma tecnológica Sebrae/Expocaccer para o desenvolvimento individual e coletivo do agronegócio, denominada ‘Educampo Café’, que desenvolve, por meio da melhoria da gestão, a inteligência necessária para criar oportunidades e melhorar a eficiência operacional na cafeicultura”, destaca.
O Educampo é uma plataforma do Sebrae que apoia o planejamento e as decisões dos produtores e da cadeia produtiva, proporcionando eficiência e evolução na produção agrícola. “Com o apoio do Sebrae e da Expocaccer, por meio do projeto Educampo Café, passamos a compreender melhor nosso negócio e a entender o que faz um café de qualidade”, acrescenta a empresária.
SERVIÇO:
Encontro Mulher & Café
Data: 13 de março, às 9h
Local: Fazenda Nunes Coffee – Patrocínio
Informações: (34) 9 9984-5320 | (34) 3839-9300