Quinta 13 Maio 2021,
Patrocínio VIP

Moradores aproveitam festa religiosa para lucrar em Romaria

Elias Miranda de Resende 13 de agosto de 2013 Notícias Comentários desativados em Moradores aproveitam festa religiosa para lucrar em Romaria

Cidade recebe quase 400 mil pessoas durante festa de Nossa Senhora.
Famílias transformam quintal em estacionamento e até alugam casas.


Foto: Reprodução/TV Integração

A cidade de Romaria, no Alto Paranaíba, recebe quase 400 mil pessoas durante a festa de Nossa Senhora da Abadia, comemorada em agosto. Para atender a todos os romeiros que participam da festa, a Prefeitura e população – cerca de cinco mil habitantes – usam criatividade para oferecer serviços aos peregrinos.

A aposentada Virginia Aparecida Ribeiro aproveitou a cidade cheia e transformou o quintal em estacionamento. De acordo com ela, o local chega a receber 50 carros por dia a um preço de R$ 20 cada.

Com as ruas lotadas de carros, o técnico de agricultura Luiz Fernando de Oliveira, foi um dos romeiros que utilizou os estacionamentos pagos. “Acaba sendo uma tranquilidade para nós encontrar um estacionamento assim, mais próximo da igreja. Facilita todo o nosso trabalho”, afirmou.

Mas, além do estacionamento, Virginia também utilizou a casa para outro negócio. “Primeiramente, os romeiros ficavam nas barracas. Depois os acolhemos para dentro de casa, alugando parte dela. Dividimos a casa com eles, é como se fosse uma família”, disse.
Além das dificuldades para encontrar estacionamento e locais para ficar, os romeiros também enfrentam problemas na hora de usar o banheiro. Romaria conta com 49 sanitários, sendo 33 químicos e 16 de alvenaria, onde é cobrado R$ 1 para o uso.

De acordo com o prefeito da cidade, Ferdinando Resende Rath, investimentos foram feitos para melhor receber os romeiros. “A festa cresce a cada ano. Com isso, estamos implantando vários benefícios para os romeiros ter máximo de conforto e segurança possível”, ressaltou.
Família unida
Com um número dobrado de clientes – mais de 200 por dia – um dos restaurantes de Romaria começa o expediente às 5h para receber os peregrinos. E, para dar conta do serviço, a família se mobiliza há mais de 40 anos em torno do estabelecimento. “São dez netos e quatro filhos, fora os genros. Aí eles viram garçons e cozinheiros. Coordenamos tudo por aqui”, contou a dona do restaurante Jussara Abadia Ribeiro.

Fonte: www.g1.com.br

Please follow and like us:

Comentários

comentários

Gostou? Compartilhe!

Sobre o autor

Diretor Patrocínio VIP