Ministério da Saúde realiza oficina de apoio aos municípios para implantação das Redes de Atenção

Ministério da Saúde realiza oficina de apoio aos municípios para implantação das Redes de Atenção

Técnicos do Ministério da Saúde em parceria com a Associação dos Municípios do Alto Paranaíba (AMAPAR), da Microrregião do Vale do Paranaíba e do Noroeste de Minas, realizaram para cerca de 60 municípios a Oficina de Apoio Institucional do Ministério da Saúde aos Municípios – Juntos Pelas Redes – “Sistemas de Informação,  Implementação e Administração das Redes de Atenção à Saúde (RAS)”.

O evento aconteceu na sexta-feira, dia 14 de junho, em Patrocínio, e teve como objetivo orientar e agilizar a implantação das Redes nas Regiões de Saúde, a partir do contínuo suporte da Equipe de Apoio Institucional do Ministério da Saúde aos municípios, visando que os mesmos conheçam as possibilidades de financiamento, saibam como acessar os recursos e as condições que devem atender.

De acordo com a apoiadora Institucional do Ministério da Saúde e coordenadora dos trabalhos, Alzira Jorge, o Ministério trabalha em busca de inovações que atendam aos pequenos municípios e que fortaleçam os municípios maiores em relação às áreas como urgência e emergência, saúde mental, assistência materno infantil, entre outros.

Estavam presentes, o Prefeito – Dr Lucas Siqueira, Presidente da Câmara – Vereador Cássio Remis, vereadores, secretários municipais de Saúde, além dos prefeitos e coordenadores das áreas técnicas e os profissionais responsáveis pelo suporte administrativo e operacional das prefeituras.

As Redes de Atenção à saúde, de acordo com a Portaria 4.279 de 2010, são arranjos organizativos de ações e serviços de saúde, de diferentes densidades tecnológicas, que integradas por meio de sistemas de apoio técnico, logístico e de gestão, buscam garantir a integralidade do cuidado. Elas são cinco, sendo Urgência e Emergência, Cegonha, Agravos Crônicos, Atenção Psicossocial e de Cuidados às Pessoas com Deficiência.

Elias Miranda de Resende

Diretor Patrocínio VIP