Instituto Mosaic seleciona dez iniciativas de Minas Gerais para o Edital da Água

Instituto Mosaic seleciona dez iniciativas de Minas Gerais para o Edital da Água

Projeto promove soluções locais para incentivar uso responsável e preservação dos recursos hídricos 

Dez projetos de Minas Gerais – de um total de 15 do Brasil – foram selecionados para a terceira edição do Edital da Água, iniciativa do Instituto Mosaic para apoiar ações com a comunidade, valorizando e incentivando melhores práticas de gestão da água, com foco no aumento da disponibilização do recurso com qualidade para as gerações futuras. A iniciativa será beneficiada com até R$ 45 mil.

“Neste ano, nós recebemos um grande número de projetos e com grandes idéias para a melhor gestão dos recursos hídricos. Estamos muito felizes com a mobilização que o Programa tem gerado nas organizações e na sociedade para colocar em prática ações que auxiliem no processo educativo, na disponibilidade, na proteção e no tratamento da água. Os resultados trazem muitos benefícios para as comunidades das mais diferentes formas e também bons exemplos para serem seguidos e replicados”,  comenta Paulo Eduardo Batista, diretor de Performance Social da Mosaic Fertilizantes, uma das maiores produtoras globais de fosfatados e potássio combinados e mantenedora do Instituto Mosaic.

Em Minas Gerais, os projetos selecionados ficam em Alfenas, Araxá, Conquista, Patos de Minas, Patrocínio, Tapira e Uberaba:

Associação Cerrado Vivo (CERVIVO) – Patrocínio (MG)

Promover a capacitação da comunidade em implantação de fossas TEVAP, conduzindo a comunidade a uma melhor qualidade de vida, além de 15 fossas TEVAP.

Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Conquista – APAE – Conquista (MG)

Implantar sistema de captação de chuvas para a criação da horta orgânica na Apae: educação ambiental, sustentabilidade e saúde.

Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Uberaba – APAE – Uberaba  (MG)

Implementar o cultivo de horta agroecológica e reaproveitamento da água de chuva, promovendo o uso racional de recursos dentro da instituição.

Associação Renovar de Tecnologia e soluções para o Agronegócio, Meio Ambiente e Topografia – Alfenas (MG)

Regularização da captação e uso do recurso hídrico de 20 pequenos produtores familiares que participam das Feiras Livres de Alfenas, com doação de mudas aos agricultores participantes para recuperação das áreas ciliares das suas propriedades, limpeza do córrego da Pedra Branca e recuperação da sua nascente no bairro Santos Reis.

Associação de Turismo Rural Ecológico e Aventura de Araxá e região –  Araxá (MG)

Recuperação de 42 mil metros quadrados do manancial do Córrego Feio em Araxá (MG), além de atividades de adequação do local para adequação as atividades turísticas.

Engenheiros sem fronteiras – Brasil – Patos de Minas (MG)

Implantação de sistema de captação de água da chuva em escolas públicas no município de Patos de Minas, com proposta de reaproveitamento dessa água em horta orgânica e demais usos não potáveis.

Instituto Agronelli de Desenvolvimento Social – Uberaba (MG)

Recuperar e monitorar nascentes para aumentar a vazão do rio Uberaba.

Instituto Consciência e Ação – Araxá (MG)

Implantação de 15 sistemas alternativos de tratamento de efluentes domésticos para prevenir a contaminação do lençol freático do Rio Capivara.

ONG Corrente do Bem – Tapira (MG)

Revitalização e reflorestamento da nascente Luiz José Barcelos além de promover ações de educação ambiental nas escolas.

Universidade de Uberaba (Uniube) – Uberaba (MG)

Recomposição Florestal da área de preservação permanente do Córrego da Saudade e Estruturação de Parque Linear.

 

Neste ano foram recebidas 70 inscrições de todo o Brasil.  Os projetos foram avaliados de acordo com o regulamento divulgado e escolhidos por um júri formado por Conselheiros do Instituto Mosaic e profissionais especialistas da área. “Iniciativas como o Edital da Àgua, que incentivam e fomentam projetos locais, possuem um alto potencial transformador na sociedade” destaca Henrique Oliveira, membro do juri e gerente geral das unidades da Mosaic Fertilizantes em Araxá e Patrocínio.

 

O Edital da Água tem o IDIS (Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social) como parceiro técnico e responsável pela gestão e, em sua primeira edição, foi ganhador de duas categorias do Prêmio Cases de Sucesso em Água e Saneamento Ambiental 2019, realizado pela Rede Brasil do Pacto Global, da ONU, sendo reconhecida nas modalidades Ação Coletiva e Proteção e Restauração de Ecossistemas.

 

Sobre Mosaic Fertilizantes

Com a missão de ajudar o mundo a produzir os alimentos de que precisa, a Mosaic atua da mina ao campo. A empresa entrega cerca de 27,2 milhões de toneladas de fertilizantes ao ano para 40 países, sendo uma das maiores produtoras globais de fosfatados e potássio combinados. No Brasil, por meio da Mosaic Fertilizantes, opera na mineração, produção, importação, comercialização e distribuição de fertilizantes para aplicação em diversas culturas agrícolas, ingredientes para nutrição animal e produtos industriais. Presente em dez estados brasileiros e no Paraguai, a empresa promove ações que visam transformar a produtividade do campo, a realidade dos locais onde atua e a disponibilidade de alimentos no mundo. Para mais informações, visite www.mosaicco.com.br. Siga-nos no FacebookInstagram e LinkedIn.

Elias Miranda de Resende

Diretor Patrocínio VIP

Deixe um comentário