Frente Parlamentar Municipal irá levar políticas públicas sobre drogas para todos os municípios de Minas

Aconteceu em Belo Horizonte, nessa quarta-feira, 25 de junho, no lançamento da Frente Parlamentar Municipal de Luta Contra as Drogas e em Favor da Família. O objetivo do grupo, coordenado pela subsecretaria estadual de Políticas sobre Drogas, é levar a cada município mineiro, por meio das Câmaras Municipais, as políticas de prevenção e combate ao tráfico e uso de drogas ampliando seus resultados junto à população. A Câmara Municipal de Patrocínio foi representada pelo vereador e vice-presidente da Casa, José de Arimateia Neves – Dr. Ari.

O coordenador de Combate e Repressão ao Tráfico Ilícito de Entorpecentes do MPMG, promotor de Justiça Jorge Tobias de Souza, representou o Conselho Estadual de Políticas sobre Drogas (Conead) na mesa da solenidade. Ele elogiou a iniciativa ressaltando a importância da união de esforços citando o exemplo do Comitê Interinstitucional da Descentralização da Política sobre Drogas, criado no ano passado, em cerimônia no MPMG, e que conta com diversos órgãos e entidades engajadas na causa.

Para o subsecretário estadual de políticas sobre drogas, Cloves Benevides, a iniciativa irá reoxigenar as estratégias de prevenção em Minas Gerais, uma vez que aproximará as políticas públicas das pessoas. Segundo ele, várias Câmaras Municipais em todas as regiões mineiras já se manifestaram pela adesão à proposta e deram início às mobilizações locais.

“A mudança de futuro que isso prevê é muito significativa. Esperamos ver os vereadores dessa frente convencendo os colegas a dar celeridade à tramitação dos projetos, boas práticas e boas idéias transformando-se em projetos de lei, debates no parlamento local acerca da importância do fortalecimento da política sobre drogas e da instituição dos conselhos e dos fundos municipais”, disse ele.

A capilaridade das ações proporcionada pela nova frente também foi apontada pelo presidente da comissão de prevenção e combate ao uso do crack da Assembleia Legislativa, Vanderlei Miranda, como fator fundamental para o incremento das ações no estado.

O presidente da Frente Parlamentar Municipal de Luta Contra as Drogas e em Favor da Família, Marcos Antônio Santos, vereador de Jaboticatubas, afirmou que irá percorrer as dez macrorregiões do Estado para estimular seus colegas a fazerem parte do grupo.

Para o vereador José de Arimateia Neves no encontro “Foi lançada a semente, agora temos que lutar e mobilizar os vereadores para se engajarem na causa, pois o problema é grande para ficar somente nas mãos de membros das comissões”.

Elias Miranda de Resende

Diretor Patrocínio VIP

Comments

Deixe um comentário