Segunda 11 Dezezembro 2017,
Patrocínio VIP

Expocaccer apresenta o campeão dos campeões

Elias Miranda de Resende 23 de setembro de 2017 Notícias Nenhum comentário em Expocaccer apresenta o campeão dos campeões

Concurso de Cafés Campeões revelou vencedores em cerimônia realizada no dia 20 de setembro. 

Comunicação Expocaccer 

Emoção, comprometimento com a qualidade, celebração da safra, conexão dos elos da cadeia do café, definem a primeira edição do Concurso de Cafés Campeões da Expocaccer.

A cooperativa, conhecida por ter seus cooperados evidenciados em concursos de qualidade, estreia no segmento das premiações com o intuito de valorizar seus produtores e evidenciar o esforço em produzir qualidade. A preparação e execução da iniciativa, que levou cerca de 100 dias, recebeu 130 amostras nas categorias Cereja Descascado e Natural, de cooperados que inscreveram apenas uma amostra em cada uma das categorias e aguardaram ansiosamente o resultado final após a avaliação de uma equipe de QGraders pela metodologia SCAA.

“Ficamos bem satisfeitos com o resultado deste primeiro concurso de qualidade da Expocaccer. Tivemos visitantes da Rússia e com compradores do Brasil inteiro e, nós, do Cerrado, estamos puxando a fila da qualidade há muito tempo. Este concurso é para valorizar o nosso cooperado. Nós queremos trazer para o cooperado o direito de ele ser o campeão dos campeões, pois dentro dos concursos nacionais estamos sempre como os primeiros colocados, logo, um concurso entre nós, um concurso só nosso, veio coroar esse esforço dos nossos cooperados. Parabéns ao campeão de cada categoria. Para mim, como representante dos produtores e da Expocaccer eu só sinto orgulho, orgulho dos cooperados e orgulho da equipe”, afirma Ricardo Bartholo, presidente da Expocaccer.

A noite dos campeões

Categoria Cereja Descascado

Em celebração no salão de festas do Pesqueiro Bonifácio, em Patrocínio, no dia 20 de setembro, a Expocaccer reuniu cooperados, colaboradores, autoridades, imprensa, clientes do mercado interno e externo para apresentar os campeões da safra 2017/2018.

Com a casa cheia, o anúncio da primeira categoria, Cereja Descascado gerou grande expectativa devido à pouca diferença da pontuação entre os três finalistas.

Com o terceiro lugar, com um café de 86,88 pontos, ficou o cooperado Jorge Fernando Naimeg, da Fazenda Pântano, na região de Coromandel.

Em segundo lugar ficou o cooperado Eduardo Pinheiro Campos, representando pelo seu colaborador, Renato Souza, da Fazenda Dona Nenem, na região de Presidente Olegário; que angariou esta posição com um café que bebeu 87,08 pontos.

O anúncio do primeiro campeão da noite, como não poderia ser diferente, causou grande euforia nos presentes que comemoram com Francisco Pinheiro Campos, a grande conquista.Com um café de 87,96 produzido na Fazenda Lajinha, na região de Presidente Olegário, Sr. Chiquinho, como é conhecido, vibrou com a conquista e a dividiu com seus familiares, amigos e colaboradores.

“Esse concurso é uma coisa para nos dar muita alegria, pois nos dá a possibilidade de mostrar que temos produtos espetaculares que podem percorrer o mundo levando qualidade, que são os nossos cafés especiais. Um café de 87,96 pontos não é fácil de fazer, mas nós sempre temos cafés muito bons. Eu não esperava ser o ganhador, eu esperava uma nota muito boa. Quando saiu o anúncio dos três finalistas, imaginei que ia ficar em terceiro lugar. É um trabalho que não fazemos em 10 ou 15 dias, é um trabalho de um ano inteiro, influenciado por detalhes mínimos que aprendemos devagar, para alcançar o resultado que chegamos hoje. Em 2018 eu quero estar neste concurso novamente e acredito que todos nós, cooperados, devemos participar desta iniciativa, que seja para ganhar ou não, mas para mostrar que nós temos cafés excelentes”, comemora o campeão da categoria Cereja Descascado.

Categoria Natural

Na sequência da emoção, o anúncio da Categoria Natural revelou a terceira posição que ficou para o café de 87,42 pontos da Fazenda Pântano, na região de Coromandel, propriedade do cooperado Rodrigo Aparecido Martins, representado por Carlos Piccin.

Retornou ao palco para receber a segunda colocação nesta categoria o cooperado Jorge Fernando Naimeg. O café atingiu 89,42 pontos e também é da Fazenda Pântano.

Com uma diferença extremamente pequena entre o segundo colocado, visto que a disputa foi acirrada, Rogério Guimarães vibrou no palco representando a Família A. Guimarães, da Fazenda Lavrinha, no município de Serra do Salitre, responsável por produzir o café campeão que alcançou 89,63 pontos ao receber o anúncio. “A emoção é muito forte, é muito grande, pois é fruto de um trabalho intenso, baseado em muito estudo, por uma equipe qualificada formada por pessoas extremamente competentes que nos ajudam a provar os cafés e definir os melhores lotes e a Expocaccer também nos ajuda bastante durante todo o processo. Eu estou aqui representando toda a nossa família, a Família A. Guimarães, que infelizmente, há exatos dois meses, meu pai, Adauto Guimarães, nos deixou e esse prêmio tem um significado muito especial, pois é honrar o legado que ele deixou, de muito trabalho, de muita luta, esforço e humildade e, certamente, ele foi um vencedor, sendo este prêmio uma homenagem a ele”, declara Rogério.

Premiação ampliada

Com o objetivo de valorizar o trabalho conjunto do cooperado e de sua equipe na busca por um café de qualidade, o Concurso de Cafés Campeões da Expocaccer também premiou o colaborador da fazenda responsável pela preparação do lote de café vencedor de cada categoria, criando o Troféu Coffee Maker.

Os vencedores da noite foram Heleno dos Reis Nascimento, da Fazenda Lajinha, na categoria Cereja Descascado e Eduardo Vitor de Souza, da Fazenda Lavrinha, na categoria Natural.

“Este foi o caminho que encontramos para destacar o envolvimento das pessoas que auxiliam os nossos cooperados a alcançar a qualidade, reconhecendo a sua parcela de contribuição neste trabalho que exige muita dedicação e comprometimento e ficamos muito felizes por ver a emoção deles ao subir ao palco juntamente com os cooperados para serem reconhecidos”, aborda Sandra Moraes, trader da Expocaccer e idealizadora do Concurso.

A busca pela qualidade continua

Em clima de celebração entre amigos, a premiação do Concurso de Cafés Campeões da Expocaccer realizou a valorização de seus cooperados, cujo evento contou com parceiros que acreditaram nesta iniciativa e estiveram presentes na celebração, foram eles: Bayer; Banco Indusval&Partners (BI&P); Dulcerrado Cafés Especiais do Produtor; FG Corretagens; Mercon e Terra Forte Exportação de Café. “Este concurso foi uma junção de esforços, energias e trabalho para chegarmos ao resultado desta noite. O apoio dos nossos parceiros foi fundamental para a realização da iniciativa, sendo que alguns deles já demonstram interesse em efetivar a parceria para o próximo ano, ampliando a sua participação, isto demonstra que o Concurso de Cafés Campeões da Expocaccer começou fortalecido e nos motiva a continuar perseguindo a qualidade com nossos cooperados para enaltece-los em uma noite agradável como esta. Este Concurso veio para ficar”, afirma Sandra.

Continuar perseguindo a qualidade é a mensagem final de um dos campeões. Para Rogério Guimarães vencer o concurso não é o passo mais difícil, mas sim manter a qualidade nas próximas safras e continuar entre os melhores. “A qualidade é algo que perseguimos sempre. Não conseguimos trabalhar fazendo um café simplesmente, ou apenas um lote, trabalhamos qualidade em escala, investimos em equipe para alcançar esta meta. Podemos até não estar entre os campeões em 2018, mas trabalharemos para que isto aconteça, por falta de esforço não será, estaremos sempre brigando para estar entre os melhores, levando o nome de Patrocínio, Expocaccer e Região do Cerrado Mineiro para outros cantos do Brasil e do mundo”, declara.

Confira abaixo o quadro de classificação:

Categoria Cereja Descascado

Categoria Natural

1º – Francisco Pinheiro Campos

1º – Família A. Guimarães

2º – Eduardo Pinheiro Campos

2º – Jorge Fernando Naimeg

3º – Jorge Fernando Naime

3º – Rodrigo Aparecido Martins

Comentários

comentários

Gostou? Compartilhe!

Sobre o autor

Diretor Patrocínio VIP