Enduro de Regularidade reúne mais de 100 pilotos em prova em Patrocínio

Enduro de Regularidade reúne mais de 100 pilotos em prova em Patrocínio


Fotos (Credito: Fred Mancini)
Unindo tradição e tecnologia, a cidade de Patrocínio sediou a 13ª e 14ª etapas do Campeonato Brasileiro de Enduro de Regularidade, entre os dias 6 e 7 de julho.
Essa tradição no motociclismo fora de estrada vem sendo construída desde o início da década de 1990, quando foi realizado o “Enduro dos 150 anos” em comemoração à emancipação do município.

Desse enduro surgiu o Bandeirantes off-road, que se transformou numa referência de qualidade técnica para a modalidade. Isso pode ser atribuído a uma série de fatores determinantes para a consolidação do evento. O mais importante, diz respeito à geografia da região que oferece uma grande quantidade de trilhas, variedade de relevo, tipos de piso e de vegetação, que quando combinados formam o cenário perfeito para a prática do Enduro.
Essa característica da região permite que numa mesma prova tenham trechos com muitas subidas e pedras soltas, trechos planos com bosques e terra fofa, trechos com água, com terra batida, mata fechada e tudo mais que faz a alegria dos pilotos. Enfim, um lugar ideal para o motociclismo off-road.

Diante disso, Patrocínio é a única cidade que recebe duas etapas de campeonatos nacionais em modalidades diferentes. Enduro de Regularidade e Enduro F.I.M.
Logicamente que a existência de “treieiros”, motociclistas, motoqueiros, pilotos é tão importante quanto à geografia, e isso a cidade possui de sobra. São pessoas que se unem para viabilizar a realização do evento e se dedicam durante dias, conciliando família e trabalho, com o compromisso de organizar uma competição de alto nível. Como se não bastasse, a cidade oferece ainda uma infraestrutura completa para receber bem pilotos, suas equipes e familiares.
Já a tecnologia ficou por conta da utilização do sistema de GPS, para marcação de PC’s e apuração do resultado. Com esse sistema, o Enduro de Regularidade ganhou uma inovação importante, pois ele além de fornecer uma aferição precisa do desempenho de cada piloto, trouxe também agilidade para todo o processo de apuração e rapidez na divulgação dos resultados. Tudo isso permite que os competidores se concentrem apenas no acelerador e no roteiro. Para comprovar que todas essas características apontadas acima fazem a diferença, 130 pilotos das mais variadas regiões do país marcaram presença na etapa mais técnica do campeonato.
O sol não deu trégua durante os dois dias de competição e logo pela manhã, as altas temperaturas indicavam que o calor seria mais um obstáculo para os pilotos superarem.
No sábado, os competidores percorreramcento e sessenta, passando pela Serra do Salitre e seguindo em direção ao Hotel Fazenda Mutema. Após mais de sete horas de trilhas, pilotos e equipes puderam aproveitar a estrutura do hotel enquanto aguardavam a divulgação do resultado.
No domingo de manhã, muita neblina e frio aguardavam os competidores para o segundo dia de prova, que teve início as oito da manha.Após superarem as pesadas trilhas do dia, pilotos e equipes puderam compartilhar suas impressões sobre a prova enquanto aguardavam a divulgação dos resultados.
No sábado (6), os competidores percorreram uma região belíssima localizada na borda de um vulcão extinto, com matas fechadas, trilhas estreitas, muitas raízes e pedras. No domingo (7) a largada do primeiro piloto aconteceu às 7h da manhã e o roteiro incluiu trilhas que foram utilizadas na Final do Brasileiro de Enduro FIM de 2011. Este percurso, de aproximadamente 175 quilômetros, exigiu muita técnica e preparo físico dos competidores, pois eles encontraram pela frente um piso com pedras de todos os tipos e tamanhos e em grande quantidade, distribuídas em um terreno com aclives e declives acentuados.
Após superarem as pesadas trilhas do dia, pilotos e equipes puderam compartilhar suas impressões sobre a prova enquanto aguardavam a divulgação dos resultados e o início da premiação que aconteceu as 17h no restaurante Jamaica.
Podium categoria Master
Emerson Bombadinho, campeão
Daniel dos Reis, piloto de Patrocínio – 7º lugar na categoria Over40

Elias Miranda de Resende

Diretor Patrocínio VIP