Quinta 19 Outubro 2017,
Patrocínio VIP

CONCURSO DE QUALIDADE DE CAFÉ FAIRTARDE DA APPCER RECEBE INSCRIÇÕES

Associados APPCER que conquistaram as primeiras colocações em 2016. Foto: Elias Miranda de Resende

Concurso de qualidade de café promovido pela Appcer está com inscrições abertas. Seu objetivo é promover os cafés produzidos por agricultores familiares certificados pelo Fairtrade. Apesar da safra baixa, a associação espera receber um número satisfatório de amostras.

 

Pelo terceiro ano consecutivo, a APPCER Associação dos Pequenos Produtores do Cerrado irá premiar os associados que se destacaram na produção de cafés de qualidade superior. Em 2016, participaram do concurso 48 amostras. Os cinco primeiros colocados serão premiados com valores entre R$ 6mil a R$ 10mil.

 

Segundo Maurício de Souza Sobrinho, gestor de certificações da Appcer, a produtividade dos associados nesta safra foi menor, acompanhando a quebra de produção no Cerrado Mineiro, contudo espera-se atingir um número satisfatório de amostras. “Mesmo com uma safra menor, adequamos o regulamento do concurso nesta edição para que um maior número de associados possa participar e enviar suas amostras”, afirma Maurício.

 

Para o presidente em exercício da Appcer, Anderson Júnior da Silveira, o concurso de qualidade da Appcer é uma oportunidade em que os associados tem de demonstrarem o resultado do trabalho em conjunto que desenvolvem. “O concurso da Appcer é uma forma de incentivar a produção de cafés de qualidade superior pelos associados e, valorizar a agricultura familiar que é a base do fairtrade. No concurso conseguimos envolver os mais de 80 produtores e, mensurar os resultados do apoio em orientação técnica, ambiental e comercialização oferecidos pela Appcer”, destaca o presidente.

 

Os associados da Appcer poderão enviar suas amostras de café safra 2017/2018, peneiras 16/18, entre 16 de agosto a 16 de setembro, na própria sede da entidade ou no setor de classificação da Expocaccer. Os microlotes serão de 5 sacas de 60kg. Os ganhadores serão conhecidos no dia 05 de outubro, às 14h, dentro da programação do 25º Seminário do Café da Região do Cerrado Mineiro, em Patrocínio/MG.

 

FAIRTRADE (COMÉRCIO JUSTO)

Fairtrade (comércio justo) é um dos pilares da sustentabilidade econômica e ecológica. Trata-se de um movimento social e uma modalidade de comércio internacional que busca o estabelecimento de preços justos, bem como de padrões sociais e ambientais equilibrados nas cadeias produtivas, promovendo o encontro de produtores responsáveis com consumidores éticos.

Em 2010, a Appcer foi criada por pequenos produtores de café na região de Patrocínio, no Cerrado Mineiro, com intuito de acessarem o comércio justo. O projeto deu certo, desde então já comercializaram cafés para Estados Unidos, Europa e Japão.

Para obterem o selo Fairtrade os produtores associados à Appcer cumprem todas as exigências necessárias quanto às leis ambientais, de produção, melhorias na qualidade de vida e gestão participativa. Todas as decisões na entidade são aprovadas em assembleia anual.

Comentários

comentários

Gostou? Compartilhe!

Sobre o autor

Diretor Patrocínio VIP