Comitiva patrocinense busca credenciamento do Hospital do Câncer ao SUS

Comitiva patrocinense busca credenciamento do Hospital do Câncer ao SUS


Na tarde de quinta-feira, 05/09, uma comitiva patrocinense esteve em Belo Horizonte para Audiência com o Secretário de Estado da Saúde, Antônio Jorge Souza Marques, solicitando o credenciamento do Hospital do Câncer Dr. José Figueiredo junto ao SUS – Sistema Único de Saúde para atender o serviço de oncologia. Integraram a comitiva, o Presidente da Câmara, Cássio Remis Santos, a vereadora Marly Fátima de Souza Ávila, o vereador Dr. Marco Antônio de Castro Alves, o Prefeito Lucas Campos de Siqueira, Ricardo Bartholo (Provedor da Santa Casa de Misericórdia), João Batista Caixeta (Presidente do Hospital do Câncer) e Dr. Ocacyr de Siqueira (Idealizador do Hospital do Câncer).
Luta
A luta pelo Hospital é encampada por autoridades municipais, que se desdobram para buscar benefícios. A vereadora Marly Ávila, é uma grande incentivadora e parceira do Hospital nesta luta, e não tem medido esforços para conseguir o credenciamento junto ao SUS, o que proporcionará o atendimento e tratamento dos pacientes oncológicos em Patrocínio.
Secretária Municipal de Desenvolvimento Social por dois períodos e vereadora nas legislaturas 2001/2004, 2005/2008 e, agora 2013/2016, Marly Ávila como Secretária de Desenvolvimento Social, esteve à frente da implementação de importantes trabalhos sociais, onde sob sua responsabilidade foi aderido o SUAS (Sistema Único de Assistência Social), criando respectivamente os CRAS, CREAS, CASI, SINE, e também coordenou o Projeto Habitacional Minha Casa Minha Vida.
A luta da vereadora em prol do Hospital do Câncer tem recebido novas adesões, como do Presidente da Câmara, Cássio Remis Santos e do vereador Dr. Marco Antônio de Castro Alves, que foi também Secretário Municipal de Saúde (Administração 2009/2012).
O Hospital
O Hospital do Câncer “Dr. José Figueiredo”, desde sua inauguração, em julho de 2011, já realizou mais de 3 mil consultas e atende 70 pacientes. O custo de manutenção é em média de 20 mil reais/mês. Idealizado pelos médicos Dr. Ocacyr de Siqueira e Dr. José Figueiredo, já falecido, o hospital comemorou dois anos de funcionamento graças à ajuda de parceiros, governos estadual e federal, amigos e simpatizantes da causa.
Secretário Antônio Jorge
O Secretário de Estado da Saúde de Minas Gerais, Antônio Jorge de Souza Marques, durante a audiência, mostrou-se sensível à causa e prometeu analisar a solicitação da comitiva patrocinense.

Elias Miranda de Resende

Diretor Patrocínio VIP