Brasil enfrenta maior crise de água dos últimos 20 anos

Brasil enfrenta maior crise de água dos últimos 20 anos

O Brasil enfrenta já a maior falta de água dos últimos 20 anos. A combinação entre as temperaturas altas e a escassez de chuva tem prejudicado dezenas de cidades por todo o país.

naom_52f3cba21a3c7

Face à escassez de chuvas e às temperaturas altíssimas que têm assolado o Brasil, o racionamento de água é já uma realidade praticada por 142 cidades do país, onde vivem ao todo cerca de 6 milhões de pessoas.

Em outros 47 municípios, a situação é ainda mais crítica, sendo que os moradores convivem com torneiras completamente secas.

Esta estatística é revelada pela Folha de S. Paulo, que contactou empresas de saneamento e governos.

Com reservatórios e mananciais tão vazios, as companhias afirmam não ter visto uma situação tão grave em ao menos 20 anos. Eles alegam a falta de calor e as chuvas como principal razão, o que leva ao aumento do consumo.

O Nordeste, região mais prejudicada, conta já com a maior seca em 50 anos, com inúmeros municípios castigados. Para além das cidades prejudicadas, outras 30 já correm o risco de ter de reduzir o fornecimento.

A escassez, no entanto, pronuncia-se por todo o país. Em Alagoas, Ceará e Bahia, por exemplo, 72 município enfrentam rodízio de água, medida encontrada neste verão mas que é comum, em certos períodos, desde a seca de 2012

Em Itu, no Estado paulista, boa parte da cidade passa o dia sem água, sendo que na região central só existe abastecimento das 17h às 6. Bairros mais afastados, como o Pirapitingui, só recebem água entre o final da tarde e madrugada e apenas uma a cada três dias.

Elias Miranda de Resende

Diretor Patrocínio VIP

Comments

Deixe um comentário