O Presidente da Câmara Municipal, vereador Cássio Remis Santos, recebeu na manhã de segunda-feira, 21/10, o Delegado Chefe do 10º Departamento da Polícia Civil, Antônio Carlos de Alvarenga Freitas , o Delegado Regional da Polícia Civil de Patos de Minas, Elber Barra Cordeiro e o Delegado Regional de Polícia Civil de Patrocínio, Hamilton Tadeu de Lima para uma reunião com o Prefeito Municipal, Lucas Campos de Siqueira buscando solucionar a questão do Posto Avançado de Medicina Legal – IML – em Patrocínio.
IML
Na última Reunião Ordinária, O Delegado Regional de Polícia Civil, Hamilton Tadeu de Lima, usou o espaço do Grande Expediente para informar aos vereadores que o Ministério Público propôs ação judicial na qual resultou na interdição do Posto Avançado de Medicina Legal de Patrocínio, e a suspensão de exames de corpo de delito e emissão de atestados de óbito pelos médicos que ali atuavam. Com isso, os serviços deveriam ser realizados provisoriamente pelos peritos da Delegacia Regional de Patos de Minas.
A equipe de Patos de Minas veio a Patrocínio para inteirar-se do processo de cessão do imóvel municipal ao Estado e a adequação do espaço físico. Dr. Alvarenga também destacou a impossibilidade dos legistas de Patos de Minas atenderem a demanda de Patrocínio em exames de corpo de delito. “No momento o atendimento seria em caso de óbitos”, frisou
Reunião
As autoridades, durante a reunião, pactuaram a entrega conjunta, em Belo Horizonte, da minuta do contrato de cessão de imóvel para os próximos dias. A preocupação dos Poderes constituídos, Executivo e Legislativo, é resolver no menor espaço de tempo a questão que tem afligido a população em geral.
O Prefeito Lucas Campos de Siqueira, ressaltou que a Assessoria Jurídica do Governo Municipal está empenhada na elaboração da minuta do contrato para que as obras tenham início o mais rápido possível. “Estamos sensíveis à causa e preocupados com a situação. A união de esforços é importante nesse momento”, pontuou o Prefeito.
O Presidente Da Câmara, Cássio Remis Santos, cujo funcionamento adequado do IML em Patrocínio é uma bandeira desde o seu primeiro mandato (2009/2012), ressaltou as audiências que teve em Belo Horizonte ao lado dos Deputados Estaduais, Dinis Pinheiro (Presidente da ALMG) e Durval Ângelo reivindicando melhorias, equipamentos e médico legista para Patrocínio junto aos órgãos competentes do Estado de Minas Gerais. “Há muito estamos trabalhando para a conquista deste Posto Avançado. A nosso pedido, para Patrocínio já foi destinado um rabecão, bem como o compromisso de equipar o IML e destinar um médico legista para a realização do trabalho reafirmado pelas autoridades estaduais”, destacou Cássio Remis.