Ácido retinóico: iluminador de peles

Ácido retinóico: iluminador de peles

1

O ácido retinóico, também conhecido como retinol ou tretinoína é um dos ingredientes de uso tópico mais conhecidos no combate às linhas finas e rugas mais profundas. Além disso, ele ainda pode ser usado no tratamento de acne, manchas, cicatrizes e para melhorar a textura da pele (poros dilatados) e luminosidade da pele.

Ele é uma forma de pro-vitamina A e seus efeitos variam de acordo com a concentração usada e do tipo de tratamento empregado. Os dermatologistas e esteticistas costumam usar concentrações mais altas a fim de esfoliar a pele mais profundamente promovendo uma renovação celular mais rápida. Nos cremes de uso noturno ele aparece em concentrações menores tendo efeito mais leve e resultado visível a médio e longo prazo.

Os tratamentos a base de retinol são eficientes por causa da leve e constante exfoliação que estimula a formação de colágeno. O tratamento em casa implica no uso de algum cosmético contendo retinóides no mínimo duas vezes por semana, dependendo do estado da pele. Pessoas com peles sensíveis não devem usar continuamente o ativo – o melhor é usar dia sim, dia não – e antes de começar o tratamento fazer um teste numa pequena área da pele e ver se a pele não apresenta nenhum tipo de reação como coceiras, vermelhidão e irritação forte.

Embora seja sabido que o uso do betacaroneto proteja a pele contra agressões solares, o uso de produtos contendo ácido retinóico deve ser SEMPRE noturno, pois ele deixa a pele foto-sensitiva. Durante o tratamento o ideal é evitar o sol e/ou usar um filtro com FPS 50. Se a pele não estiver bem protegida o problema pode ser agravado e até fazer com que surjam novas manchas. A partir de mais ou menos umas quatro semanas a pele se mostra mais luminosa e uniforme.

A alimentação também é uma boa aliada na hora de iluminar a pele. Alguns alimentos que são ricos em retinol e que devem ser consumidos sempre: frutas e verduras de cores amarelo-alaranjadas e vegetais de folhas verde-escuras.

 

Comments

Deixe um comentário