Quinta 13 Maio 2021,
Patrocínio VIP

ACARPA, POLÍCIA MILITAR E SECRETARIA MUNICIPAL DE SEGURANÇA DEFINEM AÇÕES PARA PERÍODO DE SAFRA

Na tarde desta terça-feira, dia 30/05, diretores da Acarpa se reuniram com Comandante da 87ª Cia PM, Tenente Sá e o subsecretário municipal de Segurança, Trânsito e Transporte, Divaldo Nestor da Silva. Em pauta, o início da safra na região de Patrocínio e os cuidados quanto à segurança do meio rural.

Durante a reunião, Comandante Ten. Sá ponderou sobre a prisão de duas quadrilhas que agiam na região e, a diminuição no número de assaltos a fazendas em 2017. Disse que o município conta com apenas uma Patrulha Rural e que esta atende à demanda de forma programada e a problemas específicos que chegam até ao conhecimento da PM.

O subsecretário, Divaldo Nestor relatou sobre o bom andamento do Abrigo do Trabalhador em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social, reaberto em fevereiro desse ano e, que até o momento já atendeu à cerca de 400 pessoas. Além de abrigar por tempo determinado moradores de ruas ou ex-detentos, os trabalhos são concentrados em fazer uma triagem dos indivíduos e encaminha-los para terra natal ou, ao convívio da família. Nestor também disse dos resultados já obtidos com cumprimento da regulamentação do horário de funcionamento do comércio no município.

Fred Elias, presidente da Acarpa, destacou a importância da Operação Safra e a preocupação dos cafeicultores e produtores rurais neste período do ano.  Ficou acordado entre as entidades, que os produtores que desejarem consultar a situação de empregados safristas devem entrar em contato com a Acarpa que a mesma repassará à PM as informações necessárias. O produtor deve informar o nome do empregado, nº do CPF/RG e nome da mãe.

Diante de todos os assuntos tratados na reunião, o Comandante Ten. Sá ainda pediu cuidado redobrado dos produtores quanto a:

  • Seja discreto com informações repassadas no convívio da fazenda.
  • Evite guardar bens e valores na propriedade, como armas e dinheiro em espécie.
  • Deixe na fazenda somente defensivos agrícolas para uso imediato.
  • Evite estocar produção na propriedade rural.
  • Evite efetuar pagamentos à funcionários na propriedade, caso aconteça que seja em cheque.
  • Emergências ligue 190 e tenha em mãos seu número da Rede de Fazendas Protegidas.
  • No momento de benefício do café planeje com vizinhos uma data única para que a Patrulha Rural possa dar um apoio, organizando sua rota na comunidade no período programado.
  • Escolta de cargas de café da fazenda até o armazém – a PM não faz escolta particular, seu apoio acontece mediante aviso prévio e pagamento de taxa equivalente à R$ 93,00/h.
  • Problemas específicos e recorrentes acionar a PM pelo 3515-7800.

A intenção das entidades é continuar a desenvolver ações em conjunto para maior proteção e segurança do meio rural na região de Patrocínio. As demais entidades que reúnem trabalhadores e produtores rurais também serão convidadas a participarem.

 

Lena Oliveira

Acarpa – 3831-8080

Please follow and like us:

Comentários

comentários

Gostou? Compartilhe!

Sobre o autor

Diretor Patrocínio VIP